A Percepção Musical
Grande parte dos alunos de violão ou guitarra que estão iniciando seus estudos musicais não tem a ideia de como desenvolver uma percepção musical. Ao desenvolver a percepção musical, o estudante de música estará muito mais apto a reconhecer auditivamente a altura das notas, o tempo de duração e suas respectivas pausas. Para que um músico tenha uma certeza em reconhecer se o seu instrumento esta afinado ou não, ou se um cantor está cantando de maneira afinada uma canção, é preciso que este músico tenha uma boa percepção musical. Muitos músicos tem o hábito de “tirar músicas de ouvido”, ou seja, o músico a escuta e a executa sem o auxílio de uma notação musical (partitura), o que depende de uma boa percepção musical.
Aulas de violão em sua casa com Luis Abranches – Saiba Mais!
Uma maneira muito eficaz de desenvolver a percepção musical é a prática regular em exercícios de solfejo e do ditado musical. O solfejo é quando entoamos (cantamos) as notas musicais ou somente um ritmo escrito. O ditado é quando por intermédio da percepção do som (audição) reconhecemos as notas musicais, sua altura e duração de tempo, para em seguida escrever na pauta.
Os sons são o que compõe a linguagem musical. Eles se diferenciam pelos seus graus, do grave ao agudo e pela sua duração.
Para indicar com exatidão esses sons, de acordo com a altura e a duração das notas, usamos um sistema de escrita, que para a sua compreensão torna-se preciso um estudo especial, que são o solfejo e o ditado musical.
Para o estudante ter um bom resultado no estudo do solfejo e do ditado musical, é preciso estar atento ao distinguir a duração, altura e simultaneidade dos sons; deve ter a aptidão de repetir com exatidão a frase musical ditada, utilizando a própria voz ou um instrumento; deve ter aptidão de distinguir os diversos elementos que a compõe.
Ditado Musical
Por essas razões são três as maneiras de praticar exercícios do ensino do ditado musical:
Ditado Rítmico
Estuda-se as combinações das durações dos sons (ritmo).
Ditado Melódico
Estuda-se as relações existentes entre a sucessão dos sons, sua altura o caminho melódico, intervalos entre as notas e etc.
Ditado Harmônico
Estuda-se as relações existentes entre os sons que são produzidos simultaneamente. Notas tocadas ao mesmo tempo.
Ritmo Binário e Ternário
A lei do tempo baseia-se na divisão ordenada do tempo. É possível dividir cada intervalo de tempo em partes iguais. A unidade de tempo pode ser longa ou breve e pode ser dividida em partes mais ou menos numerosas, derivando a variedade de ritmo.
As combinações que disso possa resultar são infinitas, mas todas tem uma só derivação nos dois ritmos fundamentais da música, que são o ritmo binário e o ternário.
O ritmo binário é a divisão de uma unidade de tempo em duas partes iguais.
O ritmo ternário é a divisão de uma unidade de tempo em três partes iguais.
Unidade de Tempo
A boa execução do solfejo rítmico depende do executante distinguir com clareza os dois ritmos, baseando-se na mesma unidade de tempo.
Podemos entender por unidade de tempo o espaço de tempo que se passa entre dois limites preestabelecidos e sensíveis ao ouvido.
Aulas de violão em sua casa com Luis Abranches – Saiba Mais!
Bater a Mão para Marcar a Unidade de Tempo
Para marcar esses limites e obter a unidade de tempo, você pode bater uma das mãos na perna, tendo o cuidado de efetuar movimentos lentos em que o intervalo de tempo seja igual entre cada batida.
Dessa forma conseguimos ter a unidade de tempo em pequenas partes iguais e facilmente perceptível.
Achando a Divisão Binária e Ternária
1° Efetue com a mão uma série de batidas para obter a unidade de tempo.
2° baseando-se sobre a unidade de tempo obtida no bater das mãos, indique com a voz (cantando) a divisão dessa unidade de tempo em dois instantes que formam as duas partes do ritmo binário.
3° Por fim ache a divisão ternária da mesma unidade de tempo, indicando com a voz os três instantes que formam as três partes do ritmo ternário.
Aulas de violão em sua casa com Luis Abranches – Saiba Mais!
O principal objetivo desse artigo é despertar no estudante de música o interesse na percepção musical, para que ele amplie seus conhecimentos práticos e teóricos.
This post has already been read 849 times!
Prof Luís é o seguinte perguntei pra vários professores mais aí dá não me deram a resposta que me satisfez a pergunta é eu toco um pouco de violão agora estou praticando o pozzoli com suas aulas mais eu quero saber em uma partitura musical como saber se a música está em tom maior ou menor pois pela armadura de clave eu sei se o tom mais eu quero olhar na partitura e dizer esse tom está em tal tom maior ou menor e não só se é sus bem se é em c-d-E -f etc…mais sim se é maior ou menor isso é possível ou não ? Meu nome é Rosivaldo meu E-mail rosicorrea045@gmail.com me ajuda aí professor.
Olá Rosivaldo!
Primeiramente você tem que saber que numa tonalidade maior, existe um grau dessa escala (sexto grau) que é uma relativa menor da tonalidade maior…mas pra te explicar tudo eu teria que escrever um texto gigante rsrs. Aguarde que logo mais eu faço um vídeo e explico tudo.
Olha, professor! Será que o senhor não pode mais postar, vídeos de aulas sobre pozzoli 3 e 4 ? Seus videos sao ótimos. Parabéns.
Olá Igor, acabei de postar um novo no youtube, confere lá!
Obrigado!!
Percepcao Musical e um ramo de estudo bem amplo e profundo, ensinado ao longo de anos por professores de musica. Talvez voce nao conheca ou nao tenha muita pratica com Solfejo, por isso vamos com calma, entendendo uma coisa de cada vez.
Me aponte os erros, se puder!
Achei muito bom estou estudando teclado e quero aprender realmente para tocar corretamente para minha satisfação pessoal.
Que bom Nilton,
Esse é o link da playlist de percepção musical que tenho no meu canal youtube, se inscreva no canal para ser notificado de cada vídeo novo que eu postar.
Bons estudos!!
https://www.youtube.com/watch?v=RFF4zVB9m24&list=PLCMfHUWBZNiSPF45NVlAKzYZ0m8jEXc-d
Olá! Fiquei muito feliz em encontrar o seu vídeo sobre o Pozzoli Melódico. Porém gostaria que se possível você fizesse mais vídeos fazendo primeira, segunda série e assim por diante.Fica aqui um pedido e gratidão. Luciana Cabral.
olá Luciana!!
Me desculpe o grande atraso em te responder esse comentário…
Não sei se você conferiu, eu postei novos vídeos até a seunda série do livro!
link da playlist:
https://www.youtube.com/watch?v=RFF4zVB9m24&list=PLCMfHUWBZNiSPF45NVlAKzYZ0m8jEXc-d
Muito bom esse site! Parabéns! !