A importância da educação musical na infância e adolescência

A importância da educação musical na infância e adolescência

Existem muitos fatores que  levam a crer na importância da educação musical durante a infância. Fatores que para mim foram comprovados na prática, ensinando música a crianças e adolescentes. Muitos dos alunos que tive e tenho começaram seus estudos musicais na infância, por volta dos 7 anos de idade. Alunos como Tiago Scandiuzzi, Giovanni Scandiuzzi e Rafael, adolescentes que  iniciaram com essa idade, tocam, cantam e mesmo que a música não seja a profissão deles no futuro, vão poder  aproveitar desse conhecimento pelo resto de suas vidas.

http://youtu.be/iFKIjpCSaUk

 

http://youtu.be/PhNEKQTFLaI

 

 Estudo de música na infância melhora a forma como o cérebro processa os sons na velhice

A pesquisa descobriu que esse efeito se mantem mesmo se a pessoa passar décadas sem tocar um instrumento. A medida que as pessoas envelhecem, o cérebro passa por mudanças que prejudicam a audição. Porém estudos recentes mostram que esse efeito não é inevitável. A pesquisa com músicos sugeriram que o treinamento musical contínuo é uma prevenção para esses e outros problemas cognitivos relacionados à idade.

Músico idoso

foto extraída de blogdasaude.com.br

 

Andantino – Matteo Carcassi – Walderez Maria
http://youtu.be/d9sDnlZdrUo

 

 Música pode ajudar a reduzir a dor de crianças

Pesquisa prova que sessões de música ao vivo em hospitais, melhoram o bem estar de pacientes infantis.

Cantarolar para bebês ajuda a faze-los pegar no sono. Mas não é só isso. O habito pode auxiliar a diminuir a dor dos pequenos (prática que muitas mães realizam  há milhares de anos). Essa é a conclusão de um estudo publicado no periódico Psychology of Music, onde foi analisado os efeitos de sessões de música ao vivo em pacientes infantis internados em hospitais.

Segundo os autores da pesquisa, já se sabia que cantar para uma criança aumenta o seu bem estar. Os pesquisadores não sabiam se as crianças melhoravam por ouvir a canção ou apenas receber a atenção de um adulto. Agora, os cientistas descobriram que a música era a responsável pelos benefícios.

 

http://youtu.be/nIsCs9_-LP8

 

O estudo de música na infância melhora o desempenho em leitura, português e matemática

Pelo tempo em  que atuo no campo da música, como estudante e professor, constatei que um estudante que vai bem nos estudos musicais, dificilmente vai mal nos estudos escolares, a dedicação e o comprometimento a esses estudos são semelhantes.

Um estudo conduzido pela Unifesp e o Instituto ABCD, fez um experimento com crianças com a idade entre 8 e 10 anos e encontraram evidências que o estudo da música na infância melhora o desempenho em leitura, português e matemática.

O autor da pesquisa e pós-graduado da Unifesp Hugo Moreira, selecionou um grupo de 27 crianças de 10 escolas públicas, que tinham dificuldade com leitura. O primeiro recebeu aulas de Música durante 5 meses. O segundo manteve o quadro de disciplinas.

Ao fim do trabalho o grupo que teve aulas de música apresentaram capacidade de ler em média 14 palavras por minuto, enquanto no segundo grupo a melhora foi de apenas 2,5 por palavra. Em português as notas das crianças que tiveram aulas de música cresceram 0,77  por bimestre, enquanto os alunos do outro grupo mostraram melhora de 0,21. Em matemática, o aumento bimestral das notas foi de 0,49 e 0,25 respectivamente.

Esses foram alguns exemplos sobre a importância da educação musical na infância e  adolescência. 

foto extraída de revistapaisefilhos.com.br

 

 [fbshare type=”icon_link” float=”left”] [fblike style=”button_count” float=”left” showfaces=”false” width=”450″ verb=”like” font=”verdana”]  [google_plusone size=”standard” annotation=”none” language=”English (UK)”] [twitter style=”horizontal” float=”left”][linkedin_share style=”right” float=”right”]

This post has already been read 42 times!

Compartilhe no Facebook

3 thoughts on “A importância da educação musical na infância e adolescência”

  1. Fundamental sim a música no desenvolvimento da criança, faz a diferença no adulto tempos depois. Feliz 2014, parabens pelo trabalho, Abraço wagner.

Comments are closed.