
Como trocar as cordas do seu violão
Para quem esta iniciando seus estudos ao violão, quase sempre é um mistério a maneira como se deve trocar as cordas do violão. Muitos acabam pedindo auxilio ao seu professor de violão ou levam o instrumento a um profissional em ajustes e manutenção (luthier), para a execução do serviço custeado.
Ressalto a importância de trocar as cordas em um curto período de tempo. Principalmente se você toca violão de 1 a 2 horas por dia. Com o tempo de uso e a transpiração dos dedos, as cordas vão perdendo qualidades referentes ao som, como brilho, timbre e afinação.
Marca das cordas
Para cada gosto, estilo e jeito de tocar, existe uma marca de cordas que atende melhor as suas necessidades. Em um violão com cordas de nylon, normalmente o violonista não utiliza uma palheta, ou seja dedinha sobre as cordas com a mão direita( utilizando as unhas e parte da polpa dos dedos para tocar).
Aconselho três marcas de cordas, que são umas das melhores para esse tipo de violão:
– Augustine (modelo Imperial)
– Saverez ( apesar de ter usado pouco essa marca)
– Hannabach – tensão média ( a qual eu uso atualmente)
Essas três marcas são tops de linha, você tera que investir de 50 a 100 reais dependendo da marca.
Para quem não quer investir tanto em um encordoamento e indico a marca:
Giannini Clássico – tensão média
Como trocar as cordas
Remova e troque as cordas uma por uma. Se usar o método de remover todas as cordas e trocá-las por novas, o tensor que fica no braço do violão poderá ser afetado, saindo de sua regulagem ideal para a espessura da corda. A maioria dos encordoamentos vem com suas respectivas cordas separadas uma das outras, cada uma em um envelope, indicando a numeração da corda e a nota a ser afinada.
Nos videos abaixo explico o passo a passo de como trocar as cordas de nylon do violão
Limpeza da escala do violão
Durante a troca das cordas, lembre-se de limpar a escala do violão (braço), que acumula uma mistura de óleo da pele com sujeira, o que afeta a sustentação da nota do violão. Utilize um pano fino e seco. Esfregue vigorosamente o pano na escala, em especial entre os trastes onde o acumulo de sujeira é maior.
Braços que tem anos sem ser limpos, acumulam placas de sujeira que para retira-las você terá que raspar com uma lâmina plástica.
Raspe devagar, retirando os flocos de sujeira e tomando cuidado para não marcar a madeira.
No final desse serviço esfregue a escala com um pedaço de palha-de-aço, sempre seguindo o veio da madeira.
Nos braços feitos de madeira pau-rosa ou ébano é recomendado aplicar umas gotas de óleo hidratante de vez em quando para hidratar a madeira. Você pode usar óleo de limão, linhaça ou teca. Aplique poucas gotas, pois o contrario poderá soltar os trastes da escala.
This post has already been read 1081 times!
gostei de tudo no site, tudo bem explicado.
Obrigado Cassia