Como aprender a ler partitura – Parte 4

 Preparo da Mão Esquerda

Nessa fase do estudo iremos voltar nossa atenção à mão esquerda. Esteja atento à postura adequada para a essa mão, lembrando que a sua postura corporal determina muito do bom desenvolvimento das mãos. Um corpo saudável, forte e equilibrado terá consequentemente uma boa flexibilidade. Sendo assim um corpo equilibrado conseguirá se manter por alguns minutos em uma determinada posição tendo um relaxamento que o possibilite coordenar todos os seus movimentos. Saiba mais sobre alongamento para músicos lendo esse artigo.

Em cada postura que nosso corpo permanece por algum tempo, consciente ou inconscientemente determinamos um ponto de gravidade. A grosso modo seria uma determinada região do corpo que concentra o peso do mesmo. Na postura para a mão esquerda não podemos concentrar essa força nessa mão e nem no punho, mas sim no cotovelo do braço esquerdo. Jogue o peso do braço esquerdo para o cotovelo. Tocar um instrumento bem é ter domínio sobre a contração (tensão numa postura fixa da mão) e descontração (leveza nos movimentos da mão).

Postura da mão esquerda

Para os próximos exercícios que vamos fazer, teremos que pensar no posicionamento dos dedos da mão esquerda. Para diferenciar da mão direita, os dedos da mão esquerda são indicados como: 1  (indicador) 2  (médio) 3 (anular) 4 (minimo) e o polegar somete para apoio para a mão esquerda.

 

A foto abaixo ilustra como devemos manter nossos dedos ao executar essa etapa de exercícios.

 

 

Compre o Livro Iniciação ao Violão, pelo Melhor Preço e Receba em sua Casa!

This post has already been read 1086 times!

3 comentários em “Como aprender a ler partitura – Parte 4”

  1. Ao aprender a ler partituras, esqueca-se do que voce ja sabe — aprenda primeiro a ler, e toque depois! Uma visita a biblioteca municipal ou a uma loja de musica revelara centenas — se nao milhares — de partituras simplificadas com a notacao basica e acordes de suas musicas favoritas para voce acompanhar.

Os comentários estão fechados.