
É muito comum o estudante que começa a aprender violão popular ou guitarra no inicio do aprendizado treinar acordes em tríades, para acompanhar o seu próprio canto. Alguns aprendem tais acordes sozinhos, sem o auxílio de um professor, mas nem todos conseguem aprende-los sozinho.
Com esse artigo pretendo mostrar de uma maneira simples o entendimento teórico desses primeiros acordes. O estudante que entender esses princípios e saber aplica-lo ao seu instrumento, será capaz de executar todos os acordes possíveis no seu instrumento em toda extensão do braço. É indispensável ter um conhecimento mínimo sobre intervalos para entender esse artigo.
Tríades
Os primeiros acordes que um estudante de violão ou guitarra aprende são as tríades. Que é um acorde de três notas montado sobre uma escala, normalmente a diatônica ( C D E F G A ). As notas que constituem uma tríade são a fundamental, que é a nota mais grave e que da nome ao acorde, a terça que define se o acorde é maior ou menor e a quinta que pode ser justa, diminuta ou aumentada.
Existem 4 tipos de tríades a serem montadas a partir da escala diatônica maior e menor:
– Tríade maior
Composta por um intervalo de terça maior ( 2 tons entre a fundamental e a terça) mais outro intervalo de terça menor ( 1 tom e meio entre a terça e a quinta).
Exemplo em cifra: C
– Tríade menor
Composta por um intervalo de terça menor (1 tom e meio entre a fundamental e a terça) mais outro intervalo de terça maior ( 2 tons entre a terça e a quinta).
Exemplo em cifra: Dm
– Tríade diminuta
Composta por 2 intervalos de terça menor (1 tom e meio entre a fundamental e a terça, mais 1 tom e meio entre a terça e a quinta).
Exemplo em cifra: Bdim
-Tríade aumentada
Composta por 2 intervalos de terça aumentada ( 2 tons entre a fundamental e a terça mais 2 tons entre a terça e a quinta).
Exemplo em cifra: Caum
Existe a forma invertida de se tocar uma tríade. Entenda lendo o artigo
Aplicando as tríades no violão ou guitarra
Utilizando a ilustração abaixo tente tocar em seu instrumento as tríades escritas em partitura e tablatura.
This post has already been read 519 times!
Artigo muito bom e simples de se entender.
Parabéns
Luis Abranches
Obrigado Genilson, espero que tenha te ajudado!