Quando iniciamos o aprendizado de um instrumento musical, começamos a prática-lo poucos minutos por dia, sem se preocupar com alogamento ou fortalecimento. Tocamos no máximo 30 minutos por dia. O que não chega a ser um grande esforço para a musculatura que usamos para tocar. Em raras exceções, o instrumentista iniciante se dedica diariamente à prática de seu instrumento. Mas com o passar do tempo e por orientação de um bom professor, o iniciante em música percebe que para obter uma evolução em sua técnica ao instrumento, ele terá que aumentar o tempo de prática por dia e a quantidade de vezes por semana.
E com essa mudança de hábito, vem uma exigência maior quanto à musculatura usada nessa prática diária.Poucos alunos iniciantes tem a consciência da necessidade de um estudo diário e moderado para se obter uma evolução musical. Mas quando ele toma essa consciência, cabe ao seu professor orienta-lo sobre os cuidados e prevenções para manter a boa saúde do seu corpo.
Criando a consciência corporal na música
Em pesquisa feita pela internet, encontrei um bom artigo sobre esse assunto “O alongamento muscular no cotidianodo performer musical” de autoria de Sonia Ray ( instrumentista, pesquisadora e professora da Universidade Federal de Goiás na Escola de Música e Artes Cênicas) e Xandra Andreola do núcleo de saúde.O artigo me tirou muitas dúvidas sobre como realizar alongamentos que contemplem todas as cadeias musculares e alguns princípios fundamentais para se ter êxito nessa pratica:
– Alongar-se até uma amplitude confortável, nunca até sentir dor.
– Relaxar. É quase impossível fazer um alongamento eficaz quando você esta tenso.
– Respirar corretamente durante o alongamento. A respiração ajuda a relaxar a musculatura.
– Alongar-se lentamente. Movimentos rápidos e vigorosos podem desencadear lesões e estiramento da musculatura.
– Permaneça por 10 a 30 segundos na posição alongada.
– Regularidade na prática dos alongamentos.
Tente não encarar o alongamento como uma atividade extra que você fara se sobrar tempo, o que poderia comprometer os resultados.
Sugestão de sequência de exercícios de alongamento
Para ter uma maior segurança e melhores resultados em qualquer atividade física, tenha sempre a orientação de profissionais na área de saúde e educação física.
YOGA uma grande aliada à saúde do músico
Há milhares de anos a YOGA nos revela que o segredo da saúde reside na saúde entre o corpo e a mente. Ao estudar e praticar os ensinamentos da Yoga, gradualmente aprendemos a manter o corpo e a mente em equilíbrio. Ensinamentos que para um músico tem um grande valor.
Uma boa execução de um instrumento musical, seja ele qual for, exige uma boa postura, um bom equilíbrio e uma respiração correta. Tudo isso é desenvolvido com uma prática regular na Yoga.
Pratico Yoga há 1 ano e 6 meses. Estou apenas no começo, mas pude notar uma expressiva evolução musical da qual eu tive durante esse tempo de prática. Meu mestre de Yoga tem uma vasta experiência no ensino dessa prática. Tenho aulas de Yoga duas vezes por semana e outros dois dias da semana prático em casa.
This post has already been read 1044 times!
Foi muito útil, pois as dicas vão facilitar o meu estudo corporal e até musical.
Que bom Alan, mas se tiver interesse em expandir seus conhecimentos do corpo, pratique yoga.
Eu pratico há alguns anos e me ajuda muito na música.
Apreciez modul tau de a descrie lucrurile.