Afinando o violão
Para se obter uma harmonização entre as notas de um violão é fundamental uma afinação precisa entre as cordas. Pois com as cordas desafinadas, toda música tocada parecerá errada. O violão é um instrumento (como quase todos de cordas) que desafina constantemente. Principalmente quando as cordas são novas ou a temperatura ambiente é muito quente ou fria.
Atualmente exitem diversos afinadores eletrônicos e digitais, que podem auxiliar na afinação de todos os instrumentos de corda. Mesmo assim muitos músicos preferem afinar manualmente, sem um auxilio eletrônico ou digital. Para dominar essa técnica manual de afinação, o músico tem que ter sua audição treinada no sentido de escutar uma nota, memorizar o seu som e ajustar a corda de maneira com que fique igual ao som da nota memorizada.
Afinação manual (uma das mais tradicionais)
A afinação manual requer uma nota de referência, para afinar uma das cordas do violão e através dessa corda afinada, afinar as restantes sem auxilio externo.
Afinando a sexta corda E (Mi)
Nesse exemplo vamos utilizar a nota Mi (E), para afinar a 6ª corda.
Clique aqui para reproduzir o som da 6ª corda Mi
Com essa referência, você afina a sexta corda. Tenha paciência e tranquilidade para perceber se a corda a ser afinada esta mais grave ou mais aguda em relação à nota escutada, ou seja, você escuta a nota de referência e em seguida toca a sexta corda comparado seu som com o da nota escutada.
Processo de ajuste da sexta corda
Se o som da sexta corda estiver mais agudo que o da nota de referência, afrouxe a corda (soltando a sua respectiva tarracha) até chegar na altura da nota desejada. E se estiver mais grave, faça o contrario, esticando a corda (apertando a sua respectiva tarracha) até a altura certa.
Com a sexta corda afinada em E (Mi), não é necessário nenhum auxílio externo para a afinação das cordas restantes.
Afinando a quinta corda A (Lá)
Tendo a sexta corda afinada em E (Mi), pressione a quinta casa dessa mesma corda, que ao toca-la será reproduzido o som da nota A (Lá), ou seja, a nota de referência para a afinação da quinta corda.
Ao tocar a nota A (Lá) na sexta corda, mantenha o dedo pressionado, de maneira que o som da nota permaneça. Em seguida toque a quinta corda solta e compare com a nota de referência. Lembre que o processo de ajuste é o mesmo que foi feito ao afinar a sexta corda.
Afinando a quarta corda D (Ré)
Tendo a quinta corda afinada em A (Lá), pressione a quinta casa dessa mesma corda, ao toca-la será reproduzido o som da nota D (Ré). Repita o mesmo processo de ajuste feito com a quinta corda.
Afinando a terceira corda G (Sol)
Tendo a quarta corda afinada em D (Ré), pressione a quinta casa dessa mesma corda, ao toca-la será reproduzido o som da nota G (Sol). Repita o mesmo processo de ajuste feito com a quarta corda.
Afinando a segunda corda B (Si) (diferente das outras cordas)
Tendo a terceira corda afinada em G (Sol), pressione a quarta casa dessa mesma corda, ao toca-la será reproduzido o som da nota B (Si) . Repita o mesmo processo de ajuste feito com a terceira corda.
Afinando a primeira corda E (Mi)
Tendo a segunda corda afinada em B (Si), pressione a quinta casa dessa mesma corda, ao toca-la será reproduzido o som da nota E (Mi). Repita o mesmo processo de ajuste feito com a segunda corda.
Verifique se sua afinação manual funcionou
Para certificar que a afinação feita manualmente esta correta. Utilize um afinador eletrônico ou digital e verifique cada corda e compare onde seu ouvido esta se enganando.
O vídeo abaixo explica como utilizar um afinador digital
Você pode perguntar, para que ter todo esse trabalho se posso apenas utilizar o afinador e obter o mesmo resultado? A resposta é, para treinar o seu ouvido e perceber quando o violão esta desafinado. Essa desafinação muitas vezes acontece em meio à execução de uma música.
O tempo que você passa tocando, 1/5 dele você passa afinando o violão.
This post has already been read 2207 times!